SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4LA ENSEÑANZA DE LEGISLACIÓN EN CURSOS DE MEDICINA VETERINARIA: ANÁLISIS CURRICULARES DE UNIVERSIDADES FEDERALES BRASILEÑASBALSA ESCUELA: EDUCACIÓN A TIEMPO COMPLETO EN UNA ESCUELA UBICADA EN EL CAMPO DE HUMAITÁ EN EL ESTADO DE AMAZONAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PINHEIRO, Lucineide Machado. A (IN)DEFINIÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR REGENTE E DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL NA ESCOLA “INCLUSIVA”: ENTRE ZONAS DE CONFLITO E POSSIBILIDADES DE COLABORAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.2029-2051.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2029-2051.

Este artigo analisa a atuação do professor regente e do intérprete educacional na inclusão escolar do aluno surdo, representação que se mostra indefinida e controversa, o que resulta em conflitos no processo de ensino-aprendizagem. Apoiado na Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky (1924-1934), este trabalho se encontra ancorado na Metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006). Os dados foram produzidos em uma escola comum que tem alunos surdos matriculados, por meio da observação videogravada das aulas de Língua Portuguesa, sessões reflexivas e entrevista com os participantes. Os resultados apontam zonas de conflito no campo de atuação do professor e do intérprete devido às lacunas na formação desses profissionais que, somadas a outros fatores, contribuem para uma inclusão-excludente e sinalizam a necessidade de um trabalho colaborativo, de modo a proporcionar educação de qualidade.

Palabras clave : Inclusão; Alunos Surdos; Colaboração; Professor Regente; Intérprete de Libras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )