SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4O ENSINO DE LEGISLAÇÃO EM CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA: ANÁLISES CURRICULARES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRASBALSA ESCOLA: EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NO CAMPO EM HUMAITÁ NO ESTADO DO AMAZONAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PINHEIRO, Lucineide Machado. A (IN)DEFINIÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR REGENTE E DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL NA ESCOLA “INCLUSIVA”: ENTRE ZONAS DE CONFLITO E POSSIBILIDADES DE COLABORAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.2029-2051.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2029-2051.

Este artigo analisa a atuação do professor regente e do intérprete educacional na inclusão escolar do aluno surdo, representação que se mostra indefinida e controversa, o que resulta em conflitos no processo de ensino-aprendizagem. Apoiado na Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky (1924-1934), este trabalho se encontra ancorado na Metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006). Os dados foram produzidos em uma escola comum que tem alunos surdos matriculados, por meio da observação videogravada das aulas de Língua Portuguesa, sessões reflexivas e entrevista com os participantes. Os resultados apontam zonas de conflito no campo de atuação do professor e do intérprete devido às lacunas na formação desses profissionais que, somadas a outros fatores, contribuem para uma inclusão-excludente e sinalizam a necessidade de um trabalho colaborativo, de modo a proporcionar educação de qualidade.

Palavras-chave : Inclusão; Alunos Surdos; Colaboração; Professor Regente; Intérprete de Libras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )