SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4LA (IN) DEFINICIÓN DEL PAPEL DEL PROFESOR DIRECTIVO Y EL INTÉRPRETE EDUCATIVO EN LA ESCUELA “INCLUSIVA”: ENTRE ÁREAS DE CONFLICTO Y POSIBILIDADES DE COLABORACIÓNCONCEPCIONES DE EDUCACIÓN INTEGRAL YA TIEMPO COMPLETO EN BRASIL: REFLEXIONES A PARTIR DE BASES TEÓRICAS Y LEGALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FRANCO, Zilda Gláucia Elias; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite  y  MARQUES, Saray. BALSA ESCOLA: EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NO CAMPO EM HUMAITÁ NO ESTADO DO AMAZONAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.2052-2073.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2052-2073.

Este artigo discute as questões e as possibilidades trazidas pela proposta de tempo integral, no contexto de uma escola do campo da Rede Pública Municipal de Humaitá, município da região sul do Amazonas. A pesquisa teve como objetivo compreender como está organizado o tempo integral nessa unidade escolar e como foi construída a sua proposta curricular. Por meio da abordagem qualitativa, com o apoio da pesquisa de campo, foram aplicados, aos educadores e aos educandos, questionários semiestruturados contendo questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que as dificuldades encontradas na escola pesquisada, desde o trajeto de suas casas até a escola, ao acesso aos recursos tecnológicos, dentre outras, são aspectos que interferem no andamento das atividades/do currículo escolar.

Palabras clave : Educação do Campo; Escola de tempo integral; Educação Integral; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )