SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4BALSA ESCUELA: EDUCACIÓN A TIEMPO COMPLETO EN UNA ESCUELA UBICADA EN EL CAMPO DE HUMAITÁ EN EL ESTADO DE AMAZONASESCUELA PÚBLICA BRASILEÑA Y EDUCACIÓN INTEGRAL: DESAFÍOS Y POSIBILIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CARDOSO, Cintia Aurora Quaresma  y  OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR BASES TEÓRICAS E LEGAIS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.2074-2094.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2074-2094.

O estudo tem como objetivo analisar as concepções de educação integral e em tempo integral existentes no país e suas implicações na melhoria da qualidade da educação pública. Para alcance do objetivo, optamos metodologicamente por uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e estudo documental. Os dados revelam que há uma predominância de experiências de ampliação da jornada escolar direcionadas para extensão do tempo em espaços externos à escola, em detrimento de atividades diversas desenvolvidas na escola. Nesse sentido, é fundamental que as políticas de ampliação do tempo escolar estejam atreladas às políticas de fortalecimento das unidades educativas, possibilitando recursos financeiros regulares e suficientes para a educação, melhoria nas condições de trabalho e na infraestrutura física da rede escolar.

Palabras clave : Educação integral; Tempo integral; Qualidade da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )