SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR BASES TEÓRICAS E LEGAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MOLL, Jaqueline; PONCE, Branca Jurema; RONCA, Antonio Carlos Caruso  e  SOARES, José Nildo Oliveira. ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.2095-2111.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2095-2111.

A escola pública brasileira, nos séculos XX e XXI, foi palco de algumas experiências pedagógicas democráticas exitosas pautadas na ideia de Educação Integral, que ocorreram de modo intermitente na história do Brasil. Essas experiências são preciosidades a serem entendidas e atualizadas pelos estudiosos da educação e amigos da democracia. São sementes para a renovação da longa luta pelo direito à educação escolar de qualidade social no Brasil. Este artigo-entrevista visa colocar às vistas de leitores interessados no assunto o testemunho de uma das mais recentes ações nessa direção por meio da palavra da Professora Jaqueline Moll, uma das grandes referências atuais em Educação Integral no Brasil, que foi responsável pela implementação do Programa Mais Educação (2007-2016), uma experiência que o Golpe político-jurídico-midiático que ocorreu em 2016 tentou abortar. No diálogo dos entrevistadores com a entrevistada, debate-se a potência de iniciativas contra-hegemônicas e a possibilidade de promoção de uma escola pública onde caibam todos/as e em que a dignidade humana seja a primeira pauta. Atualiza-se o conceito de Educação Integral e enfatiza-se a necessidade da criação de políticas públicas de caráter inclusivo que considerem a intersetorialidade e deem ouvidos aos saberes comunitários/populares, assim como a importância de manter o “sonho possível” e a luta por um mundo melhor, mesmo em momentos de obscurantismo e crises humanitárias.

Palavras-chave : Educação Integral; Justiça social; Escola pública; Direito à educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )