SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

VIEIRA, Márcia  e  PEDRO, Neuza. O PERFIL DO DOCENTE ON-LINE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO NO BRASIL E EM PORTUGAL. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.10-33.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p10-33.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores para a docência on-line, o perfil docente e os desafios que estes têm enfrentado na transposição do presencial para o on-line. Utilizaram-se um método de pesquisa quantitativo, sendo o estudo de natureza descritiva, e o questionário on-line como instrumento de recolha de dados. Este foi aplicado a professores que exercem atividades docentes on-line em Instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal. O estudo envolveu uma amostra aleatória simples, composta por 277 docentes universitários, dos quais 236 do Brasil e 41 de Portugal. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, empregando-se o software SPSS 26.0 para avaliar as diferenças entre os docentes das duas nacionalidades. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significantes entre os docentes on-line nos contextos português e brasileiro.

Palavras-chave : Docência on-line; Ensino Superior; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )