SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1TDIC IN TECHER TRAINING IN SINGAPORE: INTENTIONS AND ACTIONS OF USEFOR AN EQUITABLE AND EMANCIPATORY EDUCATION: OPEN EDUCATIONAL RESOURCES (OER) AS AUTHORSHIP DEVICES AND CURRICULUM DEMOCRATIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BROCHADO, Eliana Alice  and  HORNINK, Gabriel Gerber. SCRATCH: POSSIBILIDADES REAIS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAGEM?. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.104-128.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p104-128.

O presente trabalho, cujo objetivo foi compreender como alunos se apropriam de Narrativas Digitais, apresenta resultados de uma investigação relacionada ao uso da linguagem de programação Scratch em aulas de Língua Portuguesa. O aporte teórico se deu com base nos princípios socioculturais de J. Wertsch e nos Novos Estudos do Letramento. Apoiamo-nos no método de estudo de caso, sendo um caso único de caráter exploratório e descritivo para produção de dados. Para tal, valemo-nos das seguintes técnicas: observação participante, com anotações em jornal de pesquisa, questionário e análise de artefatos físicos. Os sujeitos foram 26 alunos dos anos iniciais do segundo ciclo do Ensino Fundamental da Educação Básica de uma escola pública do Estado de Minas Gerais. Entre os achados, obtivemos indícios de que o Scratch pode favorecer, de maneira lúdica e usual, a produção de texto, bem como potencializar situações reais para tal trabalho.

Keywords : Scratch; Tecnologias digitais; Ação mediada; Estudos socioculturais; Narrativas digitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )