SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CINGAPURA: INTENÇÕES E AÇÕES DE USOPOR UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA E EMANCIPATÓRIA: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) COMO DISPOSITIVOS DE AUTORIA E DEMOCRATIZAÇÃO CURRICULAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BROCHADO, Eliana Alice  e  HORNINK, Gabriel Gerber. SCRATCH: POSSIBILIDADES REAIS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAGEM?. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.104-128.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p104-128.

O presente trabalho, cujo objetivo foi compreender como alunos se apropriam de Narrativas Digitais, apresenta resultados de uma investigação relacionada ao uso da linguagem de programação Scratch em aulas de Língua Portuguesa. O aporte teórico se deu com base nos princípios socioculturais de J. Wertsch e nos Novos Estudos do Letramento. Apoiamo-nos no método de estudo de caso, sendo um caso único de caráter exploratório e descritivo para produção de dados. Para tal, valemo-nos das seguintes técnicas: observação participante, com anotações em jornal de pesquisa, questionário e análise de artefatos físicos. Os sujeitos foram 26 alunos dos anos iniciais do segundo ciclo do Ensino Fundamental da Educação Básica de uma escola pública do Estado de Minas Gerais. Entre os achados, obtivemos indícios de que o Scratch pode favorecer, de maneira lúdica e usual, a produção de texto, bem como potencializar situações reais para tal trabalho.

Palavras-chave : Scratch; Tecnologias digitais; Ação mediada; Estudos socioculturais; Narrativas digitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )