SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1SCRATCH: POSIBILIDADES REALES PARA PRODUCCIÓN TEXTUAL EN AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAJE?PSICOLOGÍA ESCOLAR Y ETNOGRAFÍA VIRTUAL: CREACIÓN DE ESPACIOS DE ENTRENAMIENTO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

JACQUES, Juliana Sales; MALLMANN, Elena Maria  y  MAZZARDO, Mara Denize. POR UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA E EMANCIPATÓRIA: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) COMO DISPOSITIVOS DE AUTORIA E DEMOCRATIZAÇÃO CURRICULAR. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.129-152.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p129-152.

Recursos Educacionais Abertos são dispositivos de autoria e democratização curricular. A questão central é se potencializam construção teórico-prática visando comprometimento político-pedagógico para democratização do conhecimento, desenvolvimento profissional e fortalecimento da diversidade no planejamento-implementação-avaliação curricular. À luz dos postulados teórico-metodológicos da pesquisa-ação, analisamos a formação continuada de professores da Educação Básica da rede pública do Rio Grande do Sul, materializada no Small Open Online Course “REA: educação para o futuro”. Inferimos que o curso flexibiliza a formação porque coloca em interação professores de várias regiões, contextos escolares e áreas do conhecimento. Portanto, fomenta autoria e compartilhamento aberto de produções didáticas a fim de que possam ser recontextualizadas abrindo caminhos para educação equitativa e emancipatória.

Palabras clave : Formação de professores; Recursos Educacionais Abertos; Democratização curricular; Autoria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )