SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1FOR AN EQUITABLE AND EMANCIPATORY EDUCATION: OPEN EDUCATIONAL RESOURCES (OER) AS AUTHORSHIP DEVICES AND CURRICULUM DEMOCRATIZATIONTHE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED IN CONTEMPORARY SCHOOL: CHALLENGES AND PERSPECTIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FEITOSA, Ligia Rocha Cavalcante  and  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. PSICOLOGIA ESCOLAR E ETNOGRAFIA VIRTUAL: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.153-173.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p153-173.

Este estudo1 discute a atuação de psicólogos escolares dos Institutos Federais, a partir da proposição de espaços virtuais, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento desses profissionais. Fundamentada na psicologia escolar crítica e na etnografia virtual, a construção dos fóruns virtuais evidenciou reflexões de psicólogos sobre práticas nos Institutos Federais. A pesquisa contou com 93 participantes. Os resultados apontam que o investimento institucional para atuação do psicólogo escolar ainda está em processo de construção. Relatos indicam que as intervenções se caracterizam pela ênfase exclusiva no atendimento de estudantes com problemas de rendimento acadêmico ou se limitam à promoção de oportunidades profissionais para alunos. Os espaços virtuais contribuíram para o aperfeiçoamento continuado desses psicólogos.

Keywords : Psicologia escolar; Etnografia virtual; Ensino profissionalizante; Formação continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )