SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1PARA UNA EDUCACIÓN EQUITATIVA Y EMANCIPATORIA: RECURSOS EDUCATIVOS ABIERTOS (REA) COMO AUTORÍA Y DISPOSITIVOS DE DEMOCRATIZACIÓN CURRICULARLA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO EM LA ESCUELA CONTEMPORÁNEA: RETOS E PERSPECTIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FEITOSA, Ligia Rocha Cavalcante  y  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. PSICOLOGIA ESCOLAR E ETNOGRAFIA VIRTUAL: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.153-173.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p153-173.

Este estudo1 discute a atuação de psicólogos escolares dos Institutos Federais, a partir da proposição de espaços virtuais, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento desses profissionais. Fundamentada na psicologia escolar crítica e na etnografia virtual, a construção dos fóruns virtuais evidenciou reflexões de psicólogos sobre práticas nos Institutos Federais. A pesquisa contou com 93 participantes. Os resultados apontam que o investimento institucional para atuação do psicólogo escolar ainda está em processo de construção. Relatos indicam que as intervenções se caracterizam pela ênfase exclusiva no atendimento de estudantes com problemas de rendimento acadêmico ou se limitam à promoção de oportunidades profissionais para alunos. Os espaços virtuais contribuíram para o aperfeiçoamento continuado desses psicólogos.

Palabras clave : Psicologia escolar; Etnografia virtual; Ensino profissionalizante; Formação continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )