SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1POR UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA E EMANCIPATÓRIA: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) COMO DISPOSITIVOS DE AUTORIA E DEMOCRATIZAÇÃO CURRICULARA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FEITOSA, Ligia Rocha Cavalcante  e  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. PSICOLOGIA ESCOLAR E ETNOGRAFIA VIRTUAL: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.153-173.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p153-173.

Este estudo1 discute a atuação de psicólogos escolares dos Institutos Federais, a partir da proposição de espaços virtuais, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento desses profissionais. Fundamentada na psicologia escolar crítica e na etnografia virtual, a construção dos fóruns virtuais evidenciou reflexões de psicólogos sobre práticas nos Institutos Federais. A pesquisa contou com 93 participantes. Os resultados apontam que o investimento institucional para atuação do psicólogo escolar ainda está em processo de construção. Relatos indicam que as intervenções se caracterizam pela ênfase exclusiva no atendimento de estudantes com problemas de rendimento acadêmico ou se limitam à promoção de oportunidades profissionais para alunos. Os espaços virtuais contribuíram para o aperfeiçoamento continuado desses psicólogos.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Etnografia virtual; Ensino profissionalizante; Formação continuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )