SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED IN CONTEMPORARY SCHOOL: CHALLENGES AND PERSPECTIVESTHE ALPHANUMERIC CODES OF THE NATIONAL COMMON CORE CURRICULUM (BNCC) FOR THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND THE CHILDREN’S GAMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GIMENEZ, Fabiana Veronez Martelato  and  GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina. PREVENÇÃO DE ACIDENTES E VIOLÊNCIA NOS CURRÍCULOS DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.197-218.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p197-218.

O objetivo deste estudo foi investigar nos currículos dos cursos de Enfermagem do Estado de São Paulo a presença de descrição das temáticas de prevenção de acidentes e/ou de violência. Analisaram-se projetos políticos pedagógicos, ementas e/ou matrizes curriculares de 130 faculdades. Verificou-se que 20 (15,4%) faculdades, 5 públicas e 15 privadas, tinham disciplinas relacionadas aos temas, prevalecendo acidentes, em disciplinas que tinham relação com a saúde da mulher, criança, idoso, pública e do trabalhador; mesmo determinado por Portaria, 119 (91,%) faculdades não disponibilizavam o Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que poucas faculdades especificam as temáticas em seus currículos, sugerindo-se que sejam detalhadas e aplicadas em várias disciplinas e/ou estágios, de modo transversal, num processo de formação integral e interdisciplinar, havendo socialização, tal como dos projetos políticos pedagógicos.

Keywords : Currículo; Enfermagem; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )