SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1LA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO EM LA ESCUELA CONTEMPORÁNEA: RETOS E PERSPECTIVASLOS CÓDIGOS ALFANUMÉRICOS DE LA BASE CURRICULAR COMÚN NACIONAL (BNCC) PARA LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA Y LOS JUEGOS INFANTILES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GIMENEZ, Fabiana Veronez Martelato  y  GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina. PREVENÇÃO DE ACIDENTES E VIOLÊNCIA NOS CURRÍCULOS DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.197-218.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p197-218.

O objetivo deste estudo foi investigar nos currículos dos cursos de Enfermagem do Estado de São Paulo a presença de descrição das temáticas de prevenção de acidentes e/ou de violência. Analisaram-se projetos políticos pedagógicos, ementas e/ou matrizes curriculares de 130 faculdades. Verificou-se que 20 (15,4%) faculdades, 5 públicas e 15 privadas, tinham disciplinas relacionadas aos temas, prevalecendo acidentes, em disciplinas que tinham relação com a saúde da mulher, criança, idoso, pública e do trabalhador; mesmo determinado por Portaria, 119 (91,%) faculdades não disponibilizavam o Projeto Político Pedagógico. Concluiu-se que poucas faculdades especificam as temáticas em seus currículos, sugerindo-se que sejam detalhadas e aplicadas em várias disciplinas e/ou estágios, de modo transversal, num processo de formação integral e interdisciplinar, havendo socialização, tal como dos projetos políticos pedagógicos.

Palabras clave : Currículo; Enfermagem; Ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )