SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1ACCIDENT AND VIOLENCE PREVENTION IN NURSING CURRICULUMS IN SÃO PAULO STATEEARLY CHILDHOOD EDUCATION AS A RIGHT, JOY AND POSSIBILITY OF CREATION AND MEETINGS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GONCALVES, Camilla Borini Vazzoler  and  CARVALHO, Janete Magalhães. OS CÓDIGOS ALFANUMÉRICOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.219-240.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p219-240.

Objetiva-se problematizar a brincadeira nos centros de educação infantil, de maneira a cartografar os modos pelos quais as crianças ocupam, criam fabulações e inventam nos espaços-tempos escolares que experienciam. Discutem-se a excessiva psicologização e a pedagogização das brincadeiras das crianças expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pela transcrição de suas aprendizagens e brincadeiras em códigos alfanuméricos. Utiliza-se como metodologia a cartografia das fabulações e brincadeiras das crianças em uma escola municipal de educação infantil. Conclui-se que as fabulações e invenções das crianças levam a pensar a brincadeira como uma condição de nossa animalidade, como instinto e como potência para a criação e aprendizagem.

Keywords : BNCC; Códigos alfanuméricos; Educação infantil; Brincadeira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )