SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1LA EDUCACIÓN INFANTIL COMO UM DERECHO, ALEGRIA Y POSIBILIDAD DE CREACIÓN Y ENCUENTROCUERPOS QUE INTERRUMPEN EL PLAN DE ESTUDIOS DE BIOLOGÍA: CLASIFICACIONES Y DESCLASIFICACIONES SOBRE SEXUALIDAD Y GÉNERO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

NOFFS, Neide de Aquino  y  WASILEWSKI, Cassiana da Silva. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS DA DOCÊNCIA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.261-277.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p261-277.

Este artigo é um recorte da pesquisa Formação de Professores Alfabetizadores: Desafios da docência, realizada no programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com apoio da Capes. Esta investigação teve como objetivo apresentar um perfil das (os) professoras (es) alfabetizadoras (es), em exercício, em três escolas da rede municipal de São Paulo na Diretoria Regional do Butantã (DRE-BT). Os sujeitos de pesquisa foram os regentes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Utilizou-se como referência Braslavsky, Ferreiro, Noffs, Soares, entre outros. A metodologia é de enfoque qualitativo com análise documental, leitura bibliográfica específica e entrevistas. Os resultados evidenciaram as lacunas existentes na formação acadêmica inicial, a necessidade de atualização constante sobre pedagogia da infância, dos saberes docentes essenciais para a sua atuação e o conhecimento do aluno.

Palabras clave : Formação de professores; Conhecimentos essenciais; Ação docente alfabetizadora; Pedagogia da Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )