SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1FORMATION OF LITERACY TEACHERS: CHALLENGES OF TEACHINGBODY, “PRODUCTION OF THE COMMON” AND CURRICULUM: ABOUT THE (IM)POSSIBILITY OF A COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SOUZA, Elaine de Jesus; DORNELLES, Priscila Gomes  and  MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann. CORPOS QUE DESASSOSSEGAM O CURRÍCULO DE BIOLOGIA: (DES)CLASSIFICAÇÕES ACERCA DE SEXUALIDADE E GÊNERO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.278-300.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p278-300.

O artigo é parte de uma pesquisa que analisou discursos sobre sexualidade, gênero e corpo em um currículo de Licenciatura em Biologia de uma Universidade pública, a partir da incorporação da Educação Sexual na matriz curricular. Fundamenta-se nos estudos culturais e feministas pós-estruturalistas e nosso objetivo, aqui, é problematizar discursos essencialistas e (des)classificações acerca de sexualidade, gênero e corpo que são veiculados nesse currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolveu a realização de grupos focais e entrevistas semiestruturadas com licenciandos/as e egressos/as desse curso. Com a análise foucaultiana do discurso, evidenciamos o tensionamento da “natureza” do corpo e do sexo, no currículo, argumentando que isso produz outros modos de compreensão conceitual e política de gênero e sexualidade, contribuindo para uma formação docente comprometida com a vida e(m) democracia.

Keywords : Sexualidade; Gênero; Corpo; Currículo; Biologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )