SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1CUERPOS QUE INTERRUMPEN EL PLAN DE ESTUDIOS DE BIOLOGÍA: CLASIFICACIONES Y DESCLASIFICACIONES SOBRE SEXUALIDAD Y GÉNERO“ACABOU A PAZ! ISTO AQUI VAI VIRAR O CHILE!”: CAMINOS PEDAGÓGICOS Y RESISTENCIA EN LAS OCUPACIONES ESTUDIANTILES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CORREIA, Elder Silva  y  ZOBOLI, Fabio. CORPO, “PRODUÇÃO DO COMUM” E CURRÍCULO: SOBRE A (IM)POSSIBILIDADE DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.301-322.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p301-322.

O texto tem como objetivo investigar a (im)possibilidade de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento norteador para a construção de propostas curriculares/pedagógicas para as escolas em todo o Brasil. Para tanto, interpelamos o termo “comum” a partir do conceito de “noções comuns” presente na filosofia de Baruch Spinoza e na análise que Gilles Deleuze faz de tal conceito. Concluímos que, para tomar para si a prerrogativa de falar em nome do comum, a BNCC precisou despontencializar os corpos, apresentando-os como incapazes de ser os próprios produtores de conhecimento e promotores de currículo.

Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Currículo; Corpo; Noções comuns; Produção do comum.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )