SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1BODY, “PRODUCTION OF THE COMMON” AND CURRICULUM: ABOUT THE (IM)POSSIBILITY OF A COMMON NATIONAL CURRICULAR BASETHE SOCIOLOGICAL VIEW AS A PILLAR OF INTEGRATED HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Rafael Bastos Costa de; BREDER, Debora  and  FONSECA, Mirna Juliana Santos. “ACABOU A PAZ! ISTO AQUI VAI VIRAR O CHILE!”: PERCURSOS PEDAGÓGICOS E RESISTÊNCIA NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.323-347.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p323-347.

O objetivo deste artigo é analisar o fenômeno ocorrido no final de 2015, quando estudantes das escolas públicas da rede estadual de educação de São Paulo ocuparam cerca de 200 escolas contra a chamada “Reorganização Escolar”. Analisa-se o documentário Acabou a paz! Isto aqui vai virar o Chile! (2016), de Carlos Pronzato, procurando compreender a dimensão político-pedagógica dessa experiência coletiva, tratando da mediação entre a política de governo, das ocupações e do filme como memória. Destaca-se a escolha dos temas curriculares elencados pelos estudantes que focaram questões de resistência, feminismo e tiveram como princípio formas de organização autogestionárias, democráticas e participativas. A escuta das falas se pautou na análise de conteúdo, contando com a filosofia da práxis como referência teórico-analítica. A investigação conclui que a luta estudantil resultou em uma disputa de hegemonia acirrada, na qual a experiência política desenvolvida pelos jovens deixa legado importante e vitorioso para a luta por uma educação democrática, de qualidade e socialmente referenciada.

Keywords : Ocupações estudantis; Projeto político-pedagógico; Práxis; Cinema; Memória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )