SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1CORPO, “PRODUÇÃO DO COMUM” E CURRÍCULO: SOBRE A (IM)POSSIBILIDADE DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARO OLHAR SOCIOLÓGICO COMO PILAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Rafael Bastos Costa de; BREDER, Debora  e  FONSECA, Mirna Juliana Santos. “ACABOU A PAZ! ISTO AQUI VAI VIRAR O CHILE!”: PERCURSOS PEDAGÓGICOS E RESISTÊNCIA NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.323-347.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p323-347.

O objetivo deste artigo é analisar o fenômeno ocorrido no final de 2015, quando estudantes das escolas públicas da rede estadual de educação de São Paulo ocuparam cerca de 200 escolas contra a chamada “Reorganização Escolar”. Analisa-se o documentário Acabou a paz! Isto aqui vai virar o Chile! (2016), de Carlos Pronzato, procurando compreender a dimensão político-pedagógica dessa experiência coletiva, tratando da mediação entre a política de governo, das ocupações e do filme como memória. Destaca-se a escolha dos temas curriculares elencados pelos estudantes que focaram questões de resistência, feminismo e tiveram como princípio formas de organização autogestionárias, democráticas e participativas. A escuta das falas se pautou na análise de conteúdo, contando com a filosofia da práxis como referência teórico-analítica. A investigação conclui que a luta estudantil resultou em uma disputa de hegemonia acirrada, na qual a experiência política desenvolvida pelos jovens deixa legado importante e vitorioso para a luta por uma educação democrática, de qualidade e socialmente referenciada.

Palavras-chave : Ocupações estudantis; Projeto político-pedagógico; Práxis; Cinema; Memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )