SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1“ACABOU A PAZ! ISTO AQUI VAI VIRAR O CHILE!”: PERCURSOS PEDAGÓGICOS E RESISTÊNCIA NAS OCUPAÇÕES ESTUDANTISO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E OS INTERESSES DE CLASSES ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E OS DIAS ATUAIS: QUEM TEVE DIREITO DE ACESSO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

COSTA, Patrícia Furtado Fernandes  e  MACHADO, Lucília Regina de Souza. O OLHAR SOCIOLÓGICO COMO PILAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.348-367.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p348-367.

O problema que motivou a elaboração deste artigo diz respeito à necessidade de analisar como a disciplina de Sociologia ou seus componentes podem possibilitar a integração de conteúdos de cursos técnicos e do Ensino Médio geral, ou seja, se eles detêm alguma especificidade no contexto da modalidade educacional do Ensino Médio Integrado e o que ela significa. Tal exame justificou-se pela premência na definição de estratégias que contribuam para a superação da dualidade estrutural do ensino brasileiro e a formação integral do aluno. Responder a essa indagação é o objetivo deste texto, o que demarca seu caráter propositivo. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa de revisão teórica e outra, com docentes de Sociologia de Institutos Federais, de abordagem empírica. O principal resultado dessa análise diz respeito à importância da especificidade do olhar sociológico como elemento de conexão dos conteúdos dos cursos técnicos e do Ensino Médio. O desenvolvimento desse olhar na atividade pedagógica de professores e na aprendizagem dos alunos remete ao exercício do estranhamento, da desconfiança e da dúvida, dando vez às necessárias contextualização e desnaturalização de conceitos, comportamentos e práticas sociais.

Palavras-chave : Ensino Médio Integrado; Ensino de Sociologia; Olhar sociológico; Educação Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )