SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1CURRICULUM IN MOVEMENT: TRAJECTORY AND CONCEPTIONSMATERIAL CULTURE OF SYRUP IN PASTORAL HEALTHCARE AND CULTURAL CURRICULUM IN THE SCHOOL CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BARRETO, Anderson Cristian; ANVERSA, Ana Luisa Barbosa  and  SOUZA, Vânia de Fátima Matias. INTERLOCUÇÕES DOCENTES SOBRE O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICABILIDADE, ELABORAÇÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE EDUCACIONAL. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.405-429.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p405-429.

Base teórica: Sustentado nos pressupostos do materialismo histórico dialético, entende-se o currículo como sendo um constructo social, produzido por agentes sociais condicionados a um contexto histórico-social. Problema: Seria o currículo na prática, relevante e adequado as necessidades, na percepção dos professores de Educação Física? Objetivo: Verificar a importância curricular para as aulas de Educação Física, considerando as necessidades educacionais que se expressam e materializam no cotidiano. Metodologia: A aplicação de uma entrevista semiestruturada, aos 37 professores/as de Educação Física, resultaram nas categorias: Aplicabilidade Curricular, Elaboração Curricular Democrática e Qualidade Educacional. Síntese do estudo: A elaboração curricular de forma democrática efetiva-se na prática apenas quando se propõe a considerar a diversidade cultural e social dos agentes envolvidos.

Keywords : Currículo; Educação Física Escolar; Professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )