SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1CURRÍCULUM EM MOVIMIENTO: TRAYECTORIA Y CONCEPCIONESCULTURA MATERIAL DEL JARABE EN LA PASTORAL DE LA SALUD Y EL CURRÍCULUM CULTURAL EN EL CONTEXTO ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BARRETO, Anderson Cristian; ANVERSA, Ana Luisa Barbosa  y  SOUZA, Vânia de Fátima Matias. INTERLOCUÇÕES DOCENTES SOBRE O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICABILIDADE, ELABORAÇÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE EDUCACIONAL. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.405-429.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p405-429.

Base teórica: Sustentado nos pressupostos do materialismo histórico dialético, entende-se o currículo como sendo um constructo social, produzido por agentes sociais condicionados a um contexto histórico-social. Problema: Seria o currículo na prática, relevante e adequado as necessidades, na percepção dos professores de Educação Física? Objetivo: Verificar a importância curricular para as aulas de Educação Física, considerando as necessidades educacionais que se expressam e materializam no cotidiano. Metodologia: A aplicação de uma entrevista semiestruturada, aos 37 professores/as de Educação Física, resultaram nas categorias: Aplicabilidade Curricular, Elaboração Curricular Democrática e Qualidade Educacional. Síntese do estudo: A elaboração curricular de forma democrática efetiva-se na prática apenas quando se propõe a considerar a diversidade cultural e social dos agentes envolvidos.

Palabras clave : Currículo; Educação Física Escolar; Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )