SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1INTERLOCUÇÕES DOCENTES SOBRE O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICABILIDADE, ELABORAÇÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE EDUCACIONALPEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RONDÔNIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MACIEL, Rogerio Andrade; SILVA JUNIOR, Sebastião Rodrigues da  e  SANTOS, Jânio Venâncio dos. CULTURA MATERIAL DO XAROPE NA PASTORAL DA SAÚDE E O CURRÍCULO CULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.430-452.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p430-452.

Este artigo apresenta uma análise da Cultura Material do Xarope no cotidiano da Pastoral da Saúde em Bragança, Estado do Pará (PA), e a proposição do currículo cultural para o contexto escolar. A metodologia é a da Nova História Cultural na observação dos objetos de consumo, empregados para a produção do Xarope, cujas significações e sentidos possibilitaram a tessitura do currículo escolar. O uso de imagens, as entrevistas, o Caderno de controle da Pastoral da Saúde e os documentos digitais compuseram a coleta de dados. A análise dos dados sobreveio pela produção, circulação e apropriação, categorias defendidas por Certeau (2014) e Chartier (1991). Assim, a partir dos resultados, a pesquisa constatou que o currículo cultural está imerso por representações sobre “Saúde e Qualidade de Vida” na Pastoral da Saúde, em Bragança (PA).

Palavras-chave : Cultura Material do Xarope; Pastoral da Saúde; Currículo Cultural; Representações de Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )