SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1PEDAGOGÍA DE LA ALTERNANCIA EN ESCUELAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN DE CAMPO EN RONDONIARACIONALIDAD DEL DESARROLLO CURRICULAR EN LAS ESCUELAS FAMILIARES RURALES MOZAMBICANAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FARIAS, Maria Celeste Gomes de  y  MUFARREJ HAGE, Salomão Antônio. ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA SUA MATERIALIDADE. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.474-496.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p474-496.

O artigo visa identificar e analisar contribuições dos movimentos sociais do campo na materialidade das práticas formativas em alternância na formação de educadores da Licenciatura em Educação do Campo LPEC da UNIFESSPA. A investigação se fundamenta na teoria social crítica e se desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas com educandos, formadores e representantes dos movimentos sociais. O trabalho está organizado em três partes: os movimentos sociais como referências na Educação do Campo e a alternância na formação inicial de educadores do campo; o território da Região Sudeste do Pará e ações dos movimentos sociais que orientam o Curso e o perfil dos educandos, e por fim, a partir das falas dos sujeitos analisamos as contribuições dos movimentos sociais nas práticas em alternância. Os resultados indicam que os movimentos sociais contribuem para enriquecer os processos formativos em alternância na formação dos educadores do campo.

Palabras clave : Alternância Pedagógica; Movimentos Sociais do Campo; Formação de Educadores; Licenciatura em Educação do Campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )