SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1RATIONALITY OF CURRICULAR DEVELOPMENT IN MOZAMBICAN RURAL FAMILY SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Adelson Dias de  and  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. SABERES EXPERIENCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO EMERGENTE NO COTIDIANO DO ENSINO MÉDIO RURAL. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.517-535.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p517-535.

Este artigo objetiva problematizar a constituição do currículo no cotidiano de professores(as) do ensino médio rural e seus saberes experienciais. Vincula as epistemologias do sul e autores que consideram o saber experiencial como exponencial na produção do conhecimento. Desse modo, o problema que norteia o estudo está centrado na constituição do currículo em meio ao cotidiano de professores(as) do ensino médio nas ruralidades. Faz uso do dispositivo de pesquisa-formação-ação da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, como perspectiva metodológica. Nesse contexto, são produzidos saberes que vão para além da regulação técnica e do desenvolvimento de um currículo puramente informacional. Há uma mistura entre fazer o que está previsto no currículo e, ao mesmo tempo, “subverter” o sistema.

Keywords : Conhecimento; Cotidiano; Currículo; Documentação narrativa; Saber experiencial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )