SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1RACIONALIDADE DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NAS ESCOLAS FAMILIARES RURAIS MOÇAMBICANAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Adelson Dias de  e  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. SABERES EXPERIENCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO EMERGENTE NO COTIDIANO DO ENSINO MÉDIO RURAL. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.517-535.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p517-535.

Este artigo objetiva problematizar a constituição do currículo no cotidiano de professores(as) do ensino médio rural e seus saberes experienciais. Vincula as epistemologias do sul e autores que consideram o saber experiencial como exponencial na produção do conhecimento. Desse modo, o problema que norteia o estudo está centrado na constituição do currículo em meio ao cotidiano de professores(as) do ensino médio nas ruralidades. Faz uso do dispositivo de pesquisa-formação-ação da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, como perspectiva metodológica. Nesse contexto, são produzidos saberes que vão para além da regulação técnica e do desenvolvimento de um currículo puramente informacional. Há uma mistura entre fazer o que está previsto no currículo e, ao mesmo tempo, “subverter” o sistema.

Palavras-chave : Conhecimento; Cotidiano; Currículo; Documentação narrativa; Saber experiencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )