SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2ALTERNATIVAS PARA LA ACREDITACIÓN CURRICULAR DE EXTENSIÓN: DEFINICIONES CONCEPTUALES Y ANÁLISIS NORMATIVO“LA HISTORIA QUE LA HISTORIA NO CUENTA”: HETEROTOPÍAS DE UN SAMBA-ENREDO EN EL CURRÍCULUM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Dayane dos Santos  y  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR E O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.612-633.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p612-633.

Esse estudo teve como objetivo identificar eventuais indícios do contexto do semiárido relativos à temática ambiental nos cursos de Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado da Paraíba. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo “estudo de caso” e foi desenvolvida a partir da “análise documental” do Projeto Pedagógico do Curso, programas de disciplinas e entrevistas com coordenadores e professores. A partir das análises, observou-se que a temática ambiental vinculada ao contexto do semiárido está presente na estrutura curricular dos cursos, mas concentra-se em disciplinas optativas. Contudo, compreendemos que o processo de Ambientalização Curricular não se limita à inserção dessas questões no currículo, mas deve envolver o questionamento das bases epistemológicas que fundamentam a formação desses profissionais e sua relação com o contexto em que está incluído.

Palabras clave : Ambientalização curricular; Região semiárida; Curso de Ciências Biológicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )