SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2CURRICULUM GREENING IN HIGHT EDUCATION AND THE SEMI-ARID CONTEXT IN BIOLOGICAL SCIENCE COURSESTHE APPARATUS CURRICULUM: THE PRODUCTION OF PHYSICAL EDUCATION’S PROFESSOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Danilo Araujo de; FERRARI, Anderson  and  CHAR, Carla. “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”: HETEROTOPIAS DE UM SAMBA-ENREDO NO CURRÍCULO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.634-658.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p634-658.

Considerando o currículo um território de multiplicidades, este artigo explora o conceito de heterotopias de Michel Foucault, acionando o samba-enredo da Mangueira de 2019. O argumento aqui desenvolvido é o de que o samba-enredo da Mangueira nos faz pensar contraespaços no currículo, necessários para a afirmação da vida e para o alargamento de possíveis nos territórios curriculares. Assim, o objetivo deste texto é discutir as possibilidades em um currículo que ultrapassem a linha do instituído, buscando, desse modo, a criação de contraespaços e alargarmento do território curricular para que nele caibam modos de vidas considerados invivíveis. Quando utilizamos o samba e o desfile para problematizar as heterotopias no currículo, vemo-nos implicados na política das subjetividades e nos outros espaços para além da Sapucaí, aqueles em que o desfile pode se desdobrar em novas construções e (des)continuidades.

Keywords : Currículo; Heterotopias; Vidas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )