SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR E O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASO DISPOSITIVO CURRÍCULO: A PRODUÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Danilo Araujo de; FERRARI, Anderson  e  CHAR, Carla. “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”: HETEROTOPIAS DE UM SAMBA-ENREDO NO CURRÍCULO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.634-658.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p634-658.

Considerando o currículo um território de multiplicidades, este artigo explora o conceito de heterotopias de Michel Foucault, acionando o samba-enredo da Mangueira de 2019. O argumento aqui desenvolvido é o de que o samba-enredo da Mangueira nos faz pensar contraespaços no currículo, necessários para a afirmação da vida e para o alargamento de possíveis nos territórios curriculares. Assim, o objetivo deste texto é discutir as possibilidades em um currículo que ultrapassem a linha do instituído, buscando, desse modo, a criação de contraespaços e alargarmento do território curricular para que nele caibam modos de vidas considerados invivíveis. Quando utilizamos o samba e o desfile para problematizar as heterotopias no currículo, vemo-nos implicados na política das subjetividades e nos outros espaços para além da Sapucaí, aqueles em que o desfile pode se desdobrar em novas construções e (des)continuidades.

Palavras-chave : Currículo; Heterotopias; Vidas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )