SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2“THE STORY THAT HISTORY DOES NOT TELL”: HETEROTOPIES OF A SAMBA-PLOT IN THE CURRICULUMCURRICULAR INNOVATION IN UNDERGRADUATE COURSES ON PHYSICAL EDUCATION JOURNALS A1 - B2 FROM QUALIS/CAPES/BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

NUNES, Mário Luiz Ferrari. O DISPOSITIVO CURRÍCULO: A PRODUÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.659-681.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p659-681.

A globalização e a hegemonia neoliberal incidem na criação de estratégias que visam governar as populações diante das novas configurações do Estado. Tal fato se acirra ao expormos a formação do docente, pois ele é responsável pelas novas gerações. Nesse quadro, este trabalho examinou os regimes discursivos presentes no currículo da Licenciatura em Educação Física, que produzem a sua identidade, a do docente e a da prática pedagógica. Foram realizadas entrevistas narrativas com docentes em atuação. Analisamos o material empírico produzido a partir da noção de governamentalidade, formulada por Michel Foucault. Os resultados indicam que o dispositivo currículo não oferece condições para que o docente perceba que é formado por ordens discursivas diversas e consolida formas de pensar e fazer a docência em Educação Física que favorecem a governamentalidade neoliberal.

Keywords : Currículo; Educação Superior; Educação Física; Governamentalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )