SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2THE APPARATUS CURRICULUM: THE PRODUCTION OF PHYSICAL EDUCATION’S PROFESSORUNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING: A CURRICULAR APPROACH IN INCLUSIVE SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ANTUNES, Alfredo Cesar. INOVAÇÃO CURRICULAR NA GRADUAÇÃO EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A1 - B2 DO QUALIS/CAPES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.682-704.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p682-704.

O novo paradigma da sociedade da informação, o ciberespaço e suas consequentes transformações no mercado de trabalho provocam alterações em pontos-chave e eixos constitutivos da formação profissional, questionando a produção acadêmica sobre Inovação Curricular na graduação em Educação Física. Este estudo identificou e analisou fatores que caracterizam inovação curricular em periódicos científicos brasileiros, na área de Educação Física, entre os estratos A1 e B2 do Qualis Periódicos da CAPES (2013-2016), na versão on-line. Identificaram-se quatro fatores para a inovação curricular: o contexto em que o ensino ocorre, o status científico e político da área, os conteúdos a serem desenvolvidos e os procedimentos de ensino. Constatou-se que são necessárias outras pesquisas para identificar ações e propostas de inovação curricular e mais atenção ao tema da inovação curricular na graduação.

Keywords : Inovação curricular; Ensino Superior; Educação Física; Currículo; Curso de graduação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )