Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
ANTUNES, Alfredo Cesar. INOVAÇÃO CURRICULAR NA GRADUAÇÃO EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A1 - B2 DO QUALIS/CAPES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.682-704. Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p682-704.
O novo paradigma da sociedade da informação, o ciberespaço e suas consequentes transformações no mercado de trabalho provocam alterações em pontos-chave e eixos constitutivos da formação profissional, questionando a produção acadêmica sobre Inovação Curricular na graduação em Educação Física. Este estudo identificou e analisou fatores que caracterizam inovação curricular em periódicos científicos brasileiros, na área de Educação Física, entre os estratos A1 e B2 do Qualis Periódicos da CAPES (2013-2016), na versão on-line. Identificaram-se quatro fatores para a inovação curricular: o contexto em que o ensino ocorre, o status científico e político da área, os conteúdos a serem desenvolvidos e os procedimentos de ensino. Constatou-se que são necessárias outras pesquisas para identificar ações e propostas de inovação curricular e mais atenção ao tema da inovação curricular na graduação.
Palavras-chave : Inovação curricular; Ensino Superior; Educação Física; Currículo; Curso de graduação.