SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2CURRICULAR INNOVATION IN UNDERGRADUATE COURSES ON PHYSICAL EDUCATION JOURNALS A1 - B2 FROM QUALIS/CAPES/BRAZILUPDATES ON INTERNATIONALIZATION OF DEAF EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; GONCALVES, Maria Aparecida Nascimento  and  SANTOS, Marcela Herrera dos. O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM CURRICULAR NA ESCOLA INCLUSIVA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.705-728.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p705-728.

Aproxima duas pesquisas que trabalharam a teoria de currículo em interface com a inclusão escolar. Faz uso da metodologia da revisão integrativa, tendo como base teórica o paradigma da inclusão, o currículo narrativo e o design universal para aprendizagem (DUA). Tem como pergunta: como os três princípios do DUA podem contribuir para a abordagem inclusiva em escolas brasileiras? Metodologicamente, o tratamento analítico do material recolhido se deu por meio de um inventário DUA, com o objetivo de aproximar os princípios do design universal para aprendizagem da discussão do currículo acessível. Os resultados apontaram para a maior narratividade, abertura e flexibilidade curricular no sentido do alargamento do grau de influência dos estudantes no currículo. Isso é relevante para o engajamento dos aprendizes, pois respeita a variabilidade das redes neurais de aprendizagem. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.

Keywords : BNCC; Currículo acessível; Design universal para aprendizagem; Educação especial; Educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )