SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2EDUCATION 3.0 AND THE CHALLENGES TO CONTINUING TEACHER TRAININGDIFFERENCE TRANSLATION-CLASS: THE SPIRITOGRAPHIC AND DREAMGRAPHIC METHODS IN INTERCHANGING TRANSCREATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GIL, Natalia de Lacerda; FAGUNDES, Caterine Vila  and  MUNIZ, Katia Cristian Puente. A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: MODELO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO PARTILHADO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.772-793.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p772-793.

Estudo ex-post-facto, de caráter descritivo e exploratório, tem por objetivo apresentar um modelo didático para a construção da escrita acadêmica e verificar se esse modelo, o qual se apoia em um processo partilhado entre docente, estudante e grupo, torna a escrita acadêmica uma atividade viável e motivadora. Procedeu-se, ainda, à análise de seu impacto na melhoria de aprendizagem e êxito no desempenho. Autores colocam que aprender ou ensinar a como fazer algo traz desafios específicos para o enfrentamento dos quais o deslocamento da racionalidade técnica para a racionalidade prática na condução dos processos de ensino-aprendizagem, tem se mostrado produtivo. A partir da interação de 2478 estudantes matriculados em 26 turmas da disciplina online de metodologia científica de uma universidade privada do Rio de Janeiro, constatamos que o modelo apresentado é efetivo para a construção da escrita acadêmica.

Keywords : Educação Superior; Metodologia Científica; Escrita Acadêmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )