SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2EDUCACIÓN 3.0 Y LOS DESAFÍOS PARA LA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORESCLASE-TRADUCCIÓN DE LA DIFERENCIA: LOS MÉTODOS ESPIRITO-GRÁFICO Y SUEÑO-GRÁFICO EN TRANSCRIPCIONES QUE SE INTERCAMBIAN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GIL, Natalia de Lacerda; FAGUNDES, Caterine Vila  y  MUNIZ, Katia Cristian Puente. A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA: MODELO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO PARTILHADO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.772-793.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p772-793.

Estudo ex-post-facto, de caráter descritivo e exploratório, tem por objetivo apresentar um modelo didático para a construção da escrita acadêmica e verificar se esse modelo, o qual se apoia em um processo partilhado entre docente, estudante e grupo, torna a escrita acadêmica uma atividade viável e motivadora. Procedeu-se, ainda, à análise de seu impacto na melhoria de aprendizagem e êxito no desempenho. Autores colocam que aprender ou ensinar a como fazer algo traz desafios específicos para o enfrentamento dos quais o deslocamento da racionalidade técnica para a racionalidade prática na condução dos processos de ensino-aprendizagem, tem se mostrado produtivo. A partir da interação de 2478 estudantes matriculados em 26 turmas da disciplina online de metodologia científica de uma universidade privada do Rio de Janeiro, constatamos que o modelo apresentado é efetivo para a construção da escrita acadêmica.

Palabras clave : Educação Superior; Metodologia Científica; Escrita Acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )