SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2CLASE-TRADUCCIÓN DE LA DIFERENCIA: LOS MÉTODOS ESPIRITO-GRÁFICO Y SUEÑO-GRÁFICO EN TRANSCRIPCIONES QUE SE INTERCAMBIANLOS CURSOS DE LICENCIATURA EM ENFERMERÍA: LA RELACIÓN ENTRE EL BACHILLERATO Y LA LICENCIATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

VIANA, Simone Beatriz Pedrozo; HOSTINS, Regina Célia Linhares  y  BEUNZA, Juan-José. EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO QUALITATIVA DA LITERATURA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.817-839.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p817-839.

O objetivo deste artigo é analisar a literatura sobre a Educação Interprofissional (EIP) no ensino de graduação em saúde no Brasil, tomando como referencial os pressupostos teóricos de Barr, Reeves; D’amour; Peduzzi e Canadian Interprofessional Health Collaborative e, por conseguinte, acompanhar o desenvolvimento da EIP no cenário nacional. A pesquisa ocorreu nas bases de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, Gestión del Conocimiento RHS e PubMed, com foco em publicações realizadas no período de 2016 a 2019. Os artigos selecionados foram importados para o Software QSR Nvivo 11 para leitura e análise do conteúdo. O teor das publicações centra-se no histórico e no conceito de EIP; na relação EIP e integralidade do cuidado; e nas experiências curriculares no ensino de graduação em saúde. As iniciativas de EIP são incipientes e carecem de sistematização curricular quanto ao modelo a ser utilizado.

Palabras clave : Educação interprofissional; Integralidade em saúde; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )