SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2PSYCHOLOGY TRAINING AND THE SOCIAL INEQUALITY REALM: A DOCUMENTAL STUDYTOTALITY OR FRAGMENTATION? THE PRESENTATION OF THE REALITY ON THE INTEGRATED SCHOOL CURRICULUM FROM THE INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GOMES, Ana Clédina Rodrigues  and  LIMA, Valdineia Rodrigues. POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E A ESCASSEZ DE PRODUÇÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.891-914.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p891-914.

O atual cenário brasileiro das políticas educacionais tem gerado tensões e inseguranças evidentes no Ensino Médio, que vêm sendo debatidas nas últimas décadas com certa limitação. O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas na Pós-Graduação e sua relação com as políticas curriculares e o ensino de matemática no Ensino Médio. Utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O referencial teórico se embasou em Lopes (2004; 2005), Lopes e Macedo (2011), Mainardes et al. (2011). Os resultados demonstraram que as pesquisas sofrem influências das políticas educacionais. Também apontaram que a escassez de produções sobre o ensino de matemática precisa ser superada e a área de Educação Matemática pode contribuir com investigações sobre questões mais abrangentes ao ensino de matemática, possibilitando estudos que considerem, também, as políticas curriculares.

Keywords : Políticas Curriculares; Ensino Médio; Ensino de Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )