SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2FORMACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EL CAMPO DE LA DESIGUALDAD SOCIAL: UN ESTUDIO DOCUMENTAL¿TOTALIDAD O FRAGMENTACIÓN? LA PRESENTACIÓN DE LA REALIDAD EN EL CURRÍCULO INTEGRADO DEL INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GOMES, Ana Clédina Rodrigues  y  LIMA, Valdineia Rodrigues. POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO E A ESCASSEZ DE PRODUÇÕES SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.891-914.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p891-914.

O atual cenário brasileiro das políticas educacionais tem gerado tensões e inseguranças evidentes no Ensino Médio, que vêm sendo debatidas nas últimas décadas com certa limitação. O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas na Pós-Graduação e sua relação com as políticas curriculares e o ensino de matemática no Ensino Médio. Utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O referencial teórico se embasou em Lopes (2004; 2005), Lopes e Macedo (2011), Mainardes et al. (2011). Os resultados demonstraram que as pesquisas sofrem influências das políticas educacionais. Também apontaram que a escassez de produções sobre o ensino de matemática precisa ser superada e a área de Educação Matemática pode contribuir com investigações sobre questões mais abrangentes ao ensino de matemática, possibilitando estudos que considerem, também, as políticas curriculares.

Palabras clave : Políticas Curriculares; Ensino Médio; Ensino de Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )