SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2POLÍTICAS CURRICULARES PARA LA ESCUELA SECUNDARIA Y LA ESCASEZ DE PRODUCCIONES EN LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICASCOMPOSICIONES CURRICULARES INNOVADORAS DE UNA MAESTRÍA PROFESIONAL EN EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MOTA, Karla Rodrigues  y  ARAUJO, Cláudia Helena dos Santos. TOTALIDADE OU FRAGMENTAÇÃO? A APRESENTAÇÃO DA REALIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.915-937.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p915-937.

Este escrito tem como objetivo analisar a apresentação da realidade no currículo do Curso Técnico Integrado em Química, do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Anápolis. Metodologicamente, fundamentado em Lüdke e André (1986), foi realizado um estudo documental de caráter qualitativo, cujo corpus constituiu-se do Projeto Pedagógico do Curso e de 50 Planos de Ensino Anuais. Ancorado em Moura (2007), buscou-se compreender como os elementos pesquisa, contextualização, interdisciplinaridade e flexibilidade foram apresentados nos documentos. Desvelou-se que o currículo do CTI em Química apresenta uma forma integrada, contudo, no planejamento pedagógico predomina a disciplinarização dos conteúdos. A conclusão indica que a realidade ainda é apresentada ao estudante-futuro-trabalhador de forma fragmentada, fator que ofusca a compreensão dos fenômenos e dificulta a emancipação contra-hegemônica deste indivíduo.

Palabras clave : Currículo integrado; Trabalho; Educação profissional; Ensino médio; Emancipação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )