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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MOTA, Karla Rodrigues  e  ARAUJO, Cláudia Helena dos Santos. TOTALIDADE OU FRAGMENTAÇÃO? A APRESENTAÇÃO DA REALIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.915-937.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p915-937.

Este escrito tem como objetivo analisar a apresentação da realidade no currículo do Curso Técnico Integrado em Química, do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Anápolis. Metodologicamente, fundamentado em Lüdke e André (1986), foi realizado um estudo documental de caráter qualitativo, cujo corpus constituiu-se do Projeto Pedagógico do Curso e de 50 Planos de Ensino Anuais. Ancorado em Moura (2007), buscou-se compreender como os elementos pesquisa, contextualização, interdisciplinaridade e flexibilidade foram apresentados nos documentos. Desvelou-se que o currículo do CTI em Química apresenta uma forma integrada, contudo, no planejamento pedagógico predomina a disciplinarização dos conteúdos. A conclusão indica que a realidade ainda é apresentada ao estudante-futuro-trabalhador de forma fragmentada, fator que ofusca a compreensão dos fenômenos e dificulta a emancipação contra-hegemônica deste indivíduo.

Palavras-chave : Currículo integrado; Trabalho; Educação profissional; Ensino médio; Emancipação.

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