SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2¿TOTALIDAD O FRAGMENTACIÓN? LA PRESENTACIÓN DE LA REALIDAD EN EL CURRÍCULO INTEGRADO DEL INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ALMEIDA, Verônica Domingues  y  SA, Maria Roseli Gomes Brito de. TESSITURAS CURRICULARES INOVANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.938-960.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p938-960.

Este texto discorre sobre as tessituras curriculares de um Mestrado Profissional em Educação, tensionando concepções de currículo, intervenção e inovação enrijecidas, homogeneizantes e descontextualizadas, social e culturalmente. Apresenta-se a proposta do curso, enfatizando a centralidade de pesquisas sobre e no currículo como concretização de Investigações em Campo Piloto. Discutem-se perspectivas conceituais e analíticas de intervenção e inovação na proposta curricular, estabelecendo diálogo com os resultados dessas investigações. Considera-se a dimensão inovante do curso pela abertura de sua proposta ao privilegiar a processualidade, a organização em rede, a heterogeneidade e a diferença como princípios não colonizadores e por arquitetar inovações instituintes, fundadas de modo colaborativo e abertas à diversidade e à heterogeneidade dos processos educativos de redes públicas de Educação Básica.

Palabras clave : Currículo; Diversidade; Inovação; Intervenção; Mestrado Profissional em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )