SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3AVANCES Y RETROCESOS EN RELACIÓN EL DCN PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES: COMPARACIÓN ENTRE LA RESOLUCIÓN DE 2015 Y DOCUMENTOS ANTERIORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CARVALHO, Carla Maria Nogueira de; BRANCO, Juliana Cordeiro Soares  y  ALMEIDA, Larissa Costa de. PEDAGOGIA: REVISITANDO A FORMAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.969-987.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p969-987.

O artigo em tela relata pesquisa que, por meio do olhar dos egressos, investigou o currículo de um curso de Pedagogia, relacionando a pertinência da formação obtida com as necessidades vivenciadas na prática profissional, bem como buscou identificar o grau de adequação do currículo vivenciado com as demandas do mundo do trabalho. A metodologia da pesquisa, de abordagem quali-quanti e com característica interpretativa, utilizou de questionário e entrevista semiestruturada. Observou-se que o ambiente de formação docente é um espaço de múltiplas tendências e, por isso, de múltiplas referências. Um espaço onde os saberes apresentam-se ora fragmentados e desarticulados, ora articulados e buscando alternativas que apontem para uma nova relação pedagógica e maior coerência com as necessidades da prática profissional e das demandas da prática laboral, como se constatou ser o contexto do curso de Pedagogia pesquisado.

Palabras clave : Formação Docente; Pedagogia; Egressos; Currículo; Prática Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )