SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3PEDAGOGIA: REVISITANDO A FORMAÇÃOO ESVAZIAMENTO DA DIDÁTICA E DA PEDAGOGIA NA (NOVA) BNC DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

METZNER, Andreia Cristina  e  DRIGO, Alexandre Janotta. AVANÇOS E RETROCESSOS DAS DCN PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPARAÇÃO ENTRE A RESOLUÇÃO DE 2015 E OS DOCUMENTOS ANTERIORES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.988-1013.  Epub 17-Dez-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p988-1013.

O artigo objetivou analisar alguns avanços e retrocessos da Resolução CNE/CP n.º 2/2015 em comparação com os documentos anteriores (Resoluções n.º 1 e n.º 2 de 2002) na perspectiva de quatro grupos compostos por profissionais de Educação Física que estão à frente das principais discussões no que tange a essa área. O estudo no qual se baseia este artigo é de cunho qualitativo e do tipo descritivo-analítico. A amostra foi composta por 20 profissionais de Educação Física. Os resultados demonstraram que a perspectiva geral dos participantes indica que as novas Diretrizes Curriculares agrupam e aprofundam alguns pontos dispersos ou descritos de forma superficial nas Resoluções anteriores, bem como traz temáticas atuais e reafirma que os cursos de licenciatura têm como propósito a formação de professores para atuarem na Educação Básica. Com relação aos retrocessos ou aos pontos que necessitam ser melhorados, o item mais comum citado pelos participantes foi a possibilidade da segunda licenciatura e/ou da complementação pedagógica.

Palavras-chave : Educação Física; Legislação; Cursos de licenciatura; Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )