SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3AVANCES Y RETROCESOS EN RELACIÓN EL DCN PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES: COMPARACIÓN ENTRE LA RESOLUCIÓN DE 2015 Y DOCUMENTOS ANTERIORESAFROFUTURISMO EN LA EDUCACIÓN: EL CASO DE LA METODOLOGÍA ACTIVA CARTODIVERSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MASCARENHAS, Aline D. N.  y  FRANCO, Maria Amélia Santoro. O ESVAZIAMENTO DA DIDÁTICA E DA PEDAGOGIA NA (NOVA) BNC DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1014-1035.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1014-1035.

Este estudo, de natureza ensaística, analisa a recente Resolução CNE 02/2019, que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. O texto pretende desvelar as intencionalidades político-ideológicas contidas no referido documento. Para tanto, toma como questão de pesquisa: Quais intencionalidades político-ideológicas se corporificam nas referidas diretrizes? Os resultados indicam que o ideário proposto se pauta numa compreensão meramente tecnicista da docência, ancorado na pedagogia neoliberal que se reverbera no campo da profissionalização docente, induzindo a práticas reducionistas de formação, reconduzindo-as a uma concepção instrumental e acrítica da didática e ao retrocesso epistemológico da pedagogia das competências de cunho behaviorista.

Palabras clave : Didática; Formação de professor; Resolução CNE 02/2019.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )