SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3THE EMPTYING OF DIDACTS AND PEDAGOGY IN THE (NEW) BNC INITIAL EDUCATION OF BASIC EDUCATION TEACHERCOURSE COORDINATORS AND TEACHER KNOWLEDGE: A FEW PERCEPTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ROCHA, Helena do Socorro Campos da  and  VAZ, Cristina Lúcia Dias. AFROFUTURISMO NA EDUCAÇÃO: O CASO DA METODOLOGIA ATIVA CARTODIVERSIDADE. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1036-1059.  Epub Dec 17, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1036-1059.

O artigo trata da aplicabilidade do Afrofuturismo na Educação com a metodologia ativa CartoDiversidade em turmas de Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Visa mostrar como a CartoDiversidade promove o empoderamento de forma criativa e inovadora no trato com a diversidade etnicorracial através da produção de materiais didáticos afrofuturistas. Utiliza o método da Cartografia, conforme Passos, Kastrup e Escóssia (2015). A CartoDiversidade se vale dos princípios da cultura Maker e se configura em uma metodologia ativa poderosa, possibilitando empoderar alunos e alunas, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem e inserindo suas vozes e narrativas em produtos educacionais autorais, podendo ser adaptada a qualquer componente curricular.

Keywords : Afrofuturismo na Educação; CartoDiversidade; Metodologia ativa; Empoderamento; Diversidade Etnicorracial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )