SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3EL VACÍO DE LA ENSEÑANZA Y LA PEDAGOGÍA EN LA (NUEVA) EDUCACIÓN INICIAL DEL MAESTRO DE EDUCACIÓN BÁSICA DEL BNCCOORDINADORES DE CURSOS Y CONOCIMIENTOS DOCENTES: ALGUNAS PERCEPCIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ROCHA, Helena do Socorro Campos da  y  VAZ, Cristina Lúcia Dias. AFROFUTURISMO NA EDUCAÇÃO: O CASO DA METODOLOGIA ATIVA CARTODIVERSIDADE. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1036-1059.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1036-1059.

O artigo trata da aplicabilidade do Afrofuturismo na Educação com a metodologia ativa CartoDiversidade em turmas de Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Visa mostrar como a CartoDiversidade promove o empoderamento de forma criativa e inovadora no trato com a diversidade etnicorracial através da produção de materiais didáticos afrofuturistas. Utiliza o método da Cartografia, conforme Passos, Kastrup e Escóssia (2015). A CartoDiversidade se vale dos princípios da cultura Maker e se configura em uma metodologia ativa poderosa, possibilitando empoderar alunos e alunas, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem e inserindo suas vozes e narrativas em produtos educacionais autorais, podendo ser adaptada a qualquer componente curricular.

Palabras clave : Afrofuturismo na Educação; CartoDiversidade; Metodologia ativa; Empoderamento; Diversidade Etnicorracial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )