SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3AFROFUTURISMO EN LA EDUCACIÓN: EL CASO DE LA METODOLOGÍA ACTIVA CARTODIVERSIDADTEMÁTICA INDÍGENA EN EL CURRÍCULO DE UN CURSO DE PEDAGOGÍA EN UNA UNIVERSIDAD DE ALAGOAS: DESAFÍOS Y POSIBILIDADES DE LA LEY 11.645 / 2008 PARA LA FORMACIÓN DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LEVANDOVSKI, Ana Rita; ARAUJO, Roberta Negrão de  y  PASSOS, Marinez Meneghello. COORDENADORES DE CURSO E OS SABERES DOCENTES: ALGUMAS PERCEPÇÕES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1060-1084.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1060-1084.

O resultado deste estudo é fruto de indagação a respeito da percepção de coordenadores de curso de Ciências Biológicas acerca do processo formativo curricular para a docência. O referencial teórico utilizado aborda os saberes docentes, sobretudo os saberes curriculares. Assim, o artigo traz a análise das entrevistas em que se buscou identificar expressões relacionadas aos saberes docentes na formação do licenciando. A coleta, realizada em uma universidade pública do Paraná, contou com a participação de três coordenadores pedagógicos. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo. A partir do corpus estabelecido foram identificadas cinco categorias emergentes. Considerando que os saberes docentes são compreendidos pelo conjunto de saberes decorrentes da formação acadêmica e de suas vivências no cotidiano profissional, observou-se a especificidade de cada curso, bem como as particularidades da gestão.

Palabras clave : Saberes docentes; Formação de professores; Relação com o saber; Ciências Biológicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )