SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3EXU EN ESCUELAS: ROMPIENDO LAS FRONTERAS DEL CURRÍCULO COLONIZADOCARTAS A PAULO FREIRE: DENUNCIAS DE OPRESIÓN, ANUNCIOS DE LIBERTAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

UCHOA, Márcia Maria Rodrigues  y  CHACON, Jerry Adriano Vilanova. DENÚNCIAS E ANÚNCIOS EM TORNO DO CURRÍCULO ESCOLAR. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1156-1173.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1156-1173.

O objetivo do artigo é analisar o movimento de desconstrução da escola pública por meio de discursos pautados na perspectiva neoliberal, que entende a educação não como direito social, mas, como produto. O texto aborda a concepção de currículo numa perspectiva crítica e apresenta denúncias e anúncios com relação aos desafios curriculares pautados em uma perspectiva ética e de justiça social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, pautada em Torres Santomé (1998, 2003, 2013), Gimeno Sacristán (1999, 2000), Chizzotti e Ponce (2012), entre outros. O currículo concebido criticamente, com a participação de todos os elementos que compõem o espaço escolar, rompe com a tradição escolar voltada exclusivamente para a transmissão de conhecimentos, pois entende que a educação não é neutra, assim como o currículo também não o é, haja vista que transmite concepções e produz identidades.

Palabras clave : Currículo; Discursos neoliberais; Justiça social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )