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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

UCHOA, Márcia Maria Rodrigues  e  CHACON, Jerry Adriano Vilanova. DENÚNCIAS E ANÚNCIOS EM TORNO DO CURRÍCULO ESCOLAR. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1156-1173.  Epub 17-Dez-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1156-1173.

O objetivo do artigo é analisar o movimento de desconstrução da escola pública por meio de discursos pautados na perspectiva neoliberal, que entende a educação não como direito social, mas, como produto. O texto aborda a concepção de currículo numa perspectiva crítica e apresenta denúncias e anúncios com relação aos desafios curriculares pautados em uma perspectiva ética e de justiça social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, pautada em Torres Santomé (1998, 2003, 2013), Gimeno Sacristán (1999, 2000), Chizzotti e Ponce (2012), entre outros. O currículo concebido criticamente, com a participação de todos os elementos que compõem o espaço escolar, rompe com a tradição escolar voltada exclusivamente para a transmissão de conhecimentos, pois entende que a educação não é neutra, assim como o currículo também não o é, haja vista que transmite concepções e produz identidades.

Palavras-chave : Currículo; Discursos neoliberais; Justiça social.

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